05/04/2019 19h04 - Atualizado em 05/04/2019 19h16

Policiais e bombeiros da Casa Militar recebem homenagem por atuação em Brumadinho

Um grupo de militares, entre policiais e bombeiros, que atuou em operações de resgate na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, foi homenageado na manhã desta sexta-feira (05), em solenidade realizada no Palácio da Fonte Grande, em Vitória. Os 15 são servidores da Casa Militar e receberam a honraria de "Profissional Destaque", designada pela Portaria nº 002-R publicada em 29 de março de 2019.

As homenagens foram entregues pelo secretário-chefe da Casa Militar, coronel Jocarly Aguiar, que lembrou o compromisso dos profissionais com a vida. "Os policiais e bombeiros militares homenageados, mais uma vez colocaram em prática o juramento de dedicação da própria vida em favor do outro. Rumo ao desconhecido, embarcaram na nobre missão de salvar vidas, não importando os riscos de operar em helicópteros nas mais adversas condições, de clima, altitude, cansaço, e toda a sorte de privações e de enormes riscos inerentes às operações de resgate e ajuda humanitária oferecida pelo Governo do Espírito Santo em favor das vítimas de Brumadinho", declarou.

O capitão Pablo Angely Marques Coimbra foi um dos pilotos do Nucleo de Operação e Transportes Aéreos do Espírito Santo (Notaer) que atuou em Brumadinho e foi indicado como "Profissional Destaque". Para o militar, o reconhecimento dá o sentimento de que o trabalho foi efetivo. "Esse prestígio não é só para o profissional, mas para o grupo. Não foi só o capitão Pablo, mas toda a equipe do Notaer se sente homenageada também", comemorou o militar, que faz parte de uma das três equipes designadas à cidade mineira.

As honrarias também fazem parte da comemoração de 184 anos da Polícia Militar, que se completam no dia 6 de abril. "A exemplo de outros momentos históricos, a atuação desses militares que homenageamos ultrapassou as divisas capixabas, levando para Minas Gerais o que de melhor o soldado da terra de Ortiz possui, sua coragem e compromisso inabalável em servir e proteger a quem necessite”, disse em seu discurso o secretário-chefe da Casa Militar.

Também participaram das comemorações a vice-governadora, Jaqueline Moraes, e o coronel Marco Aurélio Capita, presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS).

Mais honrarias

A portaria da Casa Militar que determina o "Profissional Destaque" especifica que a honraria será concedida anualmente em três datas diferentes. No dia 6 de abril, aniversário da Polícia Militar, no dia 25 de agosto, quando é celebrado o Dia do Soldado, e 28 de outubro, quando se comemora o Dia do Servidor Público. O profissional da Casa Militar laureado recebe, "visando estimular o desempenho de suas atividades e padronizar as recompensas oferecidas", uma placa comemorativa, elogio funcional e cinco dias de dispensa total do serviço como recompensa, sem prejuízo da escala de serviço extra.

Fonte: SECOM/ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard