NOTAer tem resultado satisfatório após aplicação de teste de conhecimento técnico para pilotos e tripulantes
O Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) da Secretaria da Casa Militar implementou uma ferramenta simples que vem produzindo resultados positivos no campo que desenvolve a recapacitação de seu efetivo.
Através do fomento a uma cultura organizacional de busca permanente e sistemática pelo conhecimento, capaz de produzir significativa transformação social e humana, a Seção de Instrução do NOTAer recebeu um reforço com a chegada de uma psicopedagoga, com isso, várias frentes de trabalho foram inauguradas diante da nova visão, missão e valores do Núcleo.
Dentre estas frentes, ou seja, o Estudo Dirigido Semanalmente de Conhecimentos Técnicos (TSCT), escolhemos o TSCT para explicar o seu funcionamento.
O TSCT é um teste aplicado aos pilotos, encaminhando às segundas-feiras, por link ao smartphone, contendo 05 (cinco) questões de múltipla escolha onde são contemplados assuntos de teoria de voo, metrologia, legislação aeronáutica e procedimentos de emergência.
Com apenas 05 (cinco) minutos o piloto realiza seu teste e, ao finalizar, receber o resultado.
Resposta incorretas são indicadas com assertiva correta, bem como é apresentado o embasamento doutrinário correspondente.
Com um controle estatístico permanente, a Seção de Instrução constrói a cada 5 testes realizados, um diagnóstico através das questões que apresentarem um maior índice de erro e prepara um novo exame que trata especificamente destes assuntos, visando a correção das falhas e a fixação do conhecimento adquirido, aumentando o nível de segurança da unidade.
Segundo o Chefe do NOTAer, Major Anechini, o processo tem gerado um aprendizado instantâneo, bem como tem despertado no piloto a necessidade de se manter atualizado nos assunto aeronáutico que balizam sua profissão. De forma colateral tem proporcionado rotineiros debates acerca das questões apresentadas, oportunidade em que constatamos um maior engajamento, principalmente nos assuntos relativos ao procedimento de emergência previsto nos manuais de voo.
Fonte: Site Piloto Policial