11/11/2022 13h03

NOTAER comemora 30 anos com entrega da Medalha Harpia

Foto: Hélio Filho/Secom

O Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER), da Secretaria da Casa Militar, comemorou os 30 anos de atividade com uma solenidade realizada nessa quinta-feira (10), que homenageou amigos da instituição com a Medalha “Harpia 30 Anos”. O NOTAER foi fundado em 1992 e atualmente conta com helicópteros que dão apoio às operações das forças de segurança do Estado e também para resgates e transportes na área da saúde.

A medalha recebe o nome de Harpia, sendo o mesmo nome dos helicópteros da instituição. O termo faz referência a uma das maiores aves de rapina do mundo, também conhecida como gavião-real.

Recentemente, o NOTAER recebeu a autorização para a construção do novo hangar, cujas obras devem ser iniciadas em breve. A partir de 2023, a instituição irá operar com um sistema inédito de imageador térmico, uma câmera de altíssimo alcance e definição que poderá ser utilizada em todas as aeronaves.

"O novo hangar é um sonho da instituição e o imageador temos certeza que irá revolucionar as operações de segurança pública e salvamento de vidas no Espírito Santo. São conquistas proporcionadas pelo governador Renato Casagrande, que possui planejamento e está no rumo certo para seguirmos avançando diante dos desafios diários da segurança pública, defesa civil, meio ambiente e salvamento de vidas em todo o nosso Estado”, afirmou o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Aguiar.

História

A atual denominação e organização funcional do NOTAER surgiu no ano de 2003, por força de dispositivo legal que reorganizou a aviação Estadual no Espírito Santo (Decreto nº 1137-R). No entanto, o início das operações aéreas no estado do Espírito Santo remonta ao ano de 1992, com a criação do Grupamento de Rádiopatrulhamento Aéreo (GRAer).

Ao longo de sua história, o NOTAER atua incessantemente em prol do cidadão e da sociedade capixaba nas mais diversas missões de resgate, socorro, buscas, policiamento, fiscalização, transporte e tantas outras para as quais é demandado, verdadeiros anjos audazes de asas rotativas. "EM NOSSAS ASAS, FORÇA E ESPERANÇA!"

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard