29/05/2019 09h42 - Atualizado em 30/05/2019 10h08

Aeronaves do NOTAer fazem abertura do desfile cívico-militar em comemoração da colonização do solo espírito-santense

As aeronaves Harpias do NOTAer participaram do desfile cívico-militar que marca o aniversário de 484 anos de Vila Velha e a colonização do solo espírito-santense. O evento foi realizado no Centro do município, na manhã desta quinta-feira (23). Na oportunidade a PMES agraciou civis e militares com a medalha “Vasco Fernandes Coutinho”, maior honraria concedida pela Instituição.

Centenas de pessoas foram conferir de perto o desfile cívico-militar, que tomou conta da Avenida Jerônimo Monteiro. O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande, da vice-governadora, Jaqueline Moraes, do prefeito da cidade, Max Filho, do vice-almirante da Marinha, Flavio Augusto Viana Rocha, do comandante-geral da PMES, coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça, e demais autoridades civis e militares.

Com a chegada do fogo simbólico, foi realizado o hasteamento das bandeiras e a assinatura do decreto de transferência da capital do Estado para Vila Velha no dia de hoje, em homenagem ao aniversário do município, berço da colonização capixaba.

Comemorando o aniversário da cidade, o prefeito Max Filho destacou que Vila Velha está em processo de evolução e alcançou importantes conquistas ao longo de sua trajetória. Um dos atos da solenidade foi a assinatura de um convênio com o Governo do Estado para a pavimentação e drenagem de ruas do município.

A vice-governadora parabenizou o município pelos 484 anos de colonização e aproveitou a oportunidade para falar sobre os esforços que o Governo está direcionando contra a violência e prática de crimes contra a mulher: “Vamos promover a justiça social e convergir com os interesses da comunidade”.

O desfile cívico-militar foi aberto com a apresentação de quatro aeronaves do Núcleo de Apoio e Transporte Aéreo (NOTAer), sendo seguido pela Marinha, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Secretaria de Justiça (Sejus) e Guarda Municipal. Entre as Forças Armadas e Instituições de segurança também desfilaram escoteiros e escolas da rede ensino de Vila Velha.

Compondo o desfile, a Polícia Militar se apresentou com pelotões de tropas ordinárias e suas Unidades Especializadas, que levaram equipamentos e animais utilizados no cotidiano de atendimento a ocorrências. A Banda de Música da PMES e alunos do projeto sociocultural Banda Júnior também participaram do desfile.

Medalha Vasco Fernandes Coutinho

A medalha Vasco Fernandes Coutinho foi instituída pela PMES, por meio do Decreto Nº 1.568-E de 26 de dezembro de 1977.

A honraria é conferida a policiais militares cujas ações meritórias ou serviços valorosos se reverteram em prol da corporação ou de qualquer segmento da sociedade capixaba.

Confere-se também a medalha Vasco Fernandes Coutinho a integrantes de outras corporações militares, autoridades civis, eclesiásticas, pessoas jurídicas, órgãos públicos ou autoridades que tenham se destacado na vida pública ou que, por qualquer ato, tenham cooperado ou prestado à Polícia Militar do ES, serviços considerados de excepcional relevância ou, ainda, cujas iniciativas no exercício de suas funções ou atividades profissionais proporcionaram benefícios à corporação.

A medalha “Vasco Fernandes Coutinho” é conferida na cor “branca” aos militares e na cor “amarela” para os civis. Neste ano foram entregues 48 medalhas, sendo 45 para militares e três para civis.

Fonte: Site PMES