12/03/2018 09h35 - Atualizado em 08/10/2018 13h47

Novo Aeroporto de Vitória: Governo terá base de transporte aéreo para atendimento unificado com prestação de serviços à população

O Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTaer) ganhará uma base operacional integrada e com infraestrutura modernizada e ampliada. O novo hangar será construído no novo aeroporto de Vitória e as cinco aeronaves passarão a operar no coração da aviação capixaba. A nova sede será totalmente integrada ao CIODES (Centro Integrado Operacional de Defesa Social), onde já se concentra a coordenação operacional das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal.

Com modelo operacional integrado na aviação, a gestão capixaba é reconhecida em todo o país pela otimização de recursos, aliando redução de gastos com logística e pessoal à maior agilidade no atendimento emergencial à população. Com a nova base, ampliada e contando com as mais modernas tecnologias construtivas e no setor de operação e manutenção aéreas, as instituições que contam com o apoio do NOTaer na prestação de serviço aos capixabas terão rápido deslocamento dos helicópteros nos casos de operações policiais, transporte de órgãos humanos para transplante, resgates aquáticos e em locais de difícil acesso e remoção aeromédica em caso de acidentes e emergências médicas, além de combate a incêndios e fiscalização ambiental e de trânsito. Para possibilitar tal versatilidade, as seis aeronaves possuem características multimissão, podendo ser configuradas e empregadas nas mais variadas atividades.

 O local também será utilizado para receber autoridades que visitam o Estado.

De acordo com o coronel PM Daltro Ferrari, Secretário Chefe da Casa Militar e responsável pelo NOTaer, o novo hangar é um sonho e um equipamento que vai oportunizar atendimento ainda mais eficaz aos capixabas. "Toda a equipe e as aeronaves vão dividir o mesmo espaço. Treinamentos, manutenções e o sistema operacional e de comunicação estarão no mesmo local. Isso vai garantir plena integração e resposta ainda mais rápida às demandas", afirmou.

O secretário chefe da Casa Militar ressalta ainda que a nova estrutura é um avanço na contra prestação de serviço. "A melhoria da estrutura da aviação é mais uma ação do Governo do Estado na melhoria dos serviços de Segurança Pública e Defesa Social prestados ao povo espiritossantense", completou.

Desde 1992 atuando em defesa do capixaba, a aviação estadual é composta e integra as três principais instituições do sistema de Segurança Pública e Defesa Civil (Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros Militar), por meio do NOTaer. Diariamente, os pilotos e tripulantes operacionais do NOTAer conduzem as aeronaves nas mais diversas ações que necessitem da participação de helicópteros, tornando a presença dos Hárpias parte do dia a dia do povo capixaba e dos turistas que nos visitam.

A nova base foi viabilizada por meio de uma parceria com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). A construção das novas instalações no novo Aeroporto tem previsão de ser concluída no primeiro semestre de 2019.

Fonte:

Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social - ES
Júnior Costa
jrcostah@gmail.com 
(27) 3636-1572 / 98895-0391
www.sesp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard